Henfil é o pai do Urubu!
Na década de 1960, torcedores rivais — em especial os do Botafogo — xingavam os torcedores do Flamengo de “urubus”. Era mesmo uma expressão que denotava todo o preconceito social e racial, e tinha como objetivo ridicularizar a torcida rubro-negra, formada majoritariamente por negros e pessoas de baixa renda.
No Inicio de 1968, uma criação de Henfil foi publicada no “Jornal do Sports” – o popular “cor-de-rosa” – Eram tirinhas diárias do Urubú, e este era o personagem!
Depois surgiu o 31 de maio e o 1 de junho de 1969
31 de maio de 1969, véspera de um clássico entre Flamengo e Botafogo, torcedores rubro-negros capturaram um Urubu de verdade.
No dia do jogo – 01 de junho de 1969 – entraram com ele enrolado numa bandeira, gritando os cânticos da torcida, burlando a segurança.
Com uma pequena bandeira do Flamengo amarrada nos pés, pouco antes do início do jogo, soltaram o Urubu.
O pássaro levantou voo e deu uma volta pelo anel do Maracanã, para delírio da torcida do Flamengo e desespero dos torcedores rivais.
Conclusão
Esse urubu de Henfil não foi apenas um cartum engraçado, foi um símbolo de resistência cultural, social e esportiva, transformando preconceito em identidade. A criação surgiu no Jornal dos Sports, foi revestida de poder simbólico.
Após o episódio histórico no Maracanã entre 31 de maio e 1 de junho de 1969 toda a mística do Urubu, criado por Henfil se consolidou.
Colaboração Ivan Consenza – filho do Henfil
Paulo Morani
28/08/2025