"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa RUBRO-NEGRA será uma bastilha INEXPUGNÁVEL "

Nelson Rodrigues

Ao passar por aqui faça seu cadastro!

terça-feira, 22 de março de 2011

Flamengo vence briga de bastidores para explorar passagem de Obama

A presidente rubro-negra, Patricia Amorim, foi a única a registrar a entrega do uniforme ao presidente dos Estados Unidos na visita ao Rio de Janeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A astúcia de Patricia Amorim deu ao Flamengo um sabor especial de vitória na disputa com Vasco e Fluminense para entregar as camisas dos clubes ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Por volta das 11h da manhã deste domingo, a mandatária rubro-negra aproveitou a passagem do chefe de Estado pelo campo da Gávea para presenteá-lo. A "Operação Obama" contou com lances inusitados e um diálogo entre os presidentes. Como o forte esquema de segurança impede que Obama receba qualquer pacote ou envelope, Patricia adotou uma estratégia ousada: foi vestida com a camisa do Fla para entregar ao convidado ilustre. Com uma blusa social por baixo, ela tirou o uniforme e passou ao presidente. Na camisa, havia a inscrição "Barack Obama" sob o número 10. As fotos de Obama com a camisa do Fla percorreram o mundo. Sites de tradicionais meios de comunicação de Espanha, Itália, Portugal, Argentina e México noticiam o presente recebido pelo presidente dos EUA. Enquanto isso, não apareceu nenhum registro de Obama com as camisas dos outros clubes cariocas.
Patricia Amorim camisa flamengo barack obama (Foto: agência AP)Patricia Amorim e Barack Obama posam com a camisa do Flamengo (Foto: agência AP)
Ao site oficial do Flamengo, Patricia contou como foi o momento do encontro com o homem mais poderoso do mundo.
- Falei com a esposa e as filhas dele (Michelle Obama, Malia e Sasha). Então expliquei que o Flamengo é o clube de futebol mais popular do Brasil. Eu brinquei que tínhamos agora um jogador que era conhecido mundialmente e mostrei o nome dele nas costas da camisa. Ele me perguntou se era a dele. Eu disse que sim e perguntei se ele queria. Por duas vezes ele disse que sim. Tirei então a camisa e repassei para ele.
Barack Obama esteve na Gávea porque o local foi escolhido para o pouso e decolagem dos helicópteros da comitiva americana. O presidente, que já tinha descido no campo rubro-negro na noite de sábado, esteve novamente lá na manhã de domingo. Ele embarcou em direção à Cidade de Deus e, depois de visitar a favela na Zona Oeste do Rio, retornou ao local novamente de helicóptero.

Flu diz que entregou. Por enquanto, sem registro
Assim como o Flamengo, o Fluminense conseguiu entregar a camisa tricolor ao presidente dos Estados Unidos. A peça, já com o escudo de tricampeão brasileiro no peito, tinha o número 01 (para fugir da numeração do goleiro) e a inscrição em inglês "President Obama". A entrega ocorreu por intermédio do sargento Muniz, através do vice-presidente de relações institucionais do Fluminense, Alexey Dantas, durante a passagem de Obama pela Cidade de Deus.
- Foi um sucesso total. Consegui o credenciamento e enfrentei três barreiras: na entrada da Cidade de Deus, na entrada da rua e na entrada do colégio municipal. Levei câmera, mas não pude entrar nem com a chave de casa devido ao esquema de segurança. Só com um pin do Fluminense e isso porque implorei. Fomos o único clube do Rio com um representante nesta cerimônia. Mas nada disso seria possível sem a ajuda de três importantes tricolores: o coronel Robson, chefe geral das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) da cidade, o sargento Muniz, do Comando de Polícia Pacificadora (CDD) da Cidade de Deus, e o major Romeu, chefe da UPP local. Vejo a entrega da camisa tricolor ao presidente Obama como um passo importante para a internacionalização da marca.
Na favela, Obama também foi presenteado com a camisa da seleção brasileira.

Imagem de vencedores!

Imagem de vencedores!
Eu, meu filho Renato e meu neto Cristiano Junior no Maraca!