"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa Rubro Negra será uma bastilha Inexpugnável "

Nelson Rodrigues

Expusão de Plata é anulada!

Depois de reclamação formal do Flamengo, a expulsão de Gonzalo Plata foi anulada pela Conmebol, liberando o equatoriano para disputar o jogo de volta contra o Estudiantes pelas quartas de final da CONMEBOL Libertadores. Esta, porém, não foi a primeira vez que isso aconteceu no torneio. Nos últimos anos, a organização máxima do futebol sul-americano já anulou outros dois cartões vermelhos aplicados a atletas em jogos da Libertadores.

Ao passar por aqui faça seu cadastro!

Tabu no Alfredo Jaconi e a escolha, suspeita, de Raphael Claus!

 

A coincidência é que, em jogos do Flamengo, só apitam árbitros paulistas e mineiros. Curiosamente os estados em que os dois times que "perseguem" o Flamengo são Palmeiras e Cruzeiro.

É no mínimo estranha a escolha de mais um paulista. Claus é sabidamente um árbitro que tem certa "birra" com Flamengo e já demonstrou isso em várias atuações polêmicas.

A CBF escalou Raphael Claus, do quadro FIFA, para apitar o jogo. Um dos árbitros mais experientes do país, ele conduziu 46 partidas do Flamengo; esta será a 47ª, com retrospecto de 27 vitórias, quatro empates e 15 derrotas. Em 2024, apitou três vezes o clube no Maracanã: empate com o Vasco, vitória sobre o Fluminense (Brasileirão) e derrota para o Atlético-MG (Copa do Brasil).

A escolha ocorre em meio a críticas recorrentes às decisões de Claus em clássicos e confrontos diretos. Em 2024, foram questionadas marcações em jogos contra Fluminense (derrota por 2 a 0, a primeira de Filipe Luís), Botafogo e Vasco; em 2022, houve insatisfação após pênalti para o Fluminense em clássico com cinco expulsões.

O encontro com o Juventude, domingo (14), às 16h, também coloca em jogo uma escrita incômoda: a última vitória do Flamengo no Alfredo Jaconi foi em 1º de outubro de 1997, há 28 anos. O adversário ocupa a 18ª colocação, o que adiciona pressão para somar pontos fora e sustentar a liderança.

Desde 1997, foram 13 partidas rubro-negras no estádio, com sete derrotas e seis empates. Ainda assim, o histórico recente do Flamengo no Brasileirão inclui quebras de tabus: em 2025, o time aplicou 8 a 0 no Vitória, maior goleada do campeonato desde 1984, e venceu o Red Bull Bragantino em Bragança Paulista após 29 anos.

Imagem de vencedores!

Imagem de vencedores!
Eu, meu filho Renato e meu neto Cristiano Junior no Maraca!