"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa Rubro Negra será uma bastilha Inexpugnável "

Nelson Rodrigues

Ao passar por aqui faça seu cadastro!

Dinheiro da televisão

O assunto está ainda muito quente. Corinthians e os quatro grandes do Rio, formalizaram que não negociarão os direitos televisivos com o clube dos 13, para o triênio 2012-2014. Apesar do recuo dos grandes do Rio e do Coritiba, ainda há um sério risco de divisão no grupo de negociação.
Dia 25, a Globo anunciou que não participará da disputa via clube dos 13. Negociará diretamente com os clubes.
Para analisar a questão, primeiramente temos que analisar a legislação. O direito de arena diz que, para uma transmissão televisiva, é necessário que os dois clubes envolvidos estejam de acordo com a transmissão. Isso está muito bem explicado no blog do Erich Beting: http://bit.ly/fBSqjq
Hoje o Clube dos 13 negocia, representando as entidades, junto às emissoras abertas e fechadas sobre os valores. Acertado, o acordo vale para todos os participantes. Clubes que jogam a primeira divisão, porém não participam do Clube dos 13, recebem um valor consideravelmente menor.
Esta estabilidade está durando desde o final da década de 90. Naquela época, na tv fechada, havia uma divisão de transmissão. Membros do Clube dos 13 tinham suas partidas transmitidas pelo Sportv e outros times a transmissão era pela ESPN Brasil.
O que Corinthians e os times do Rio fizeram é novo? Analisando as ligas européias e americanas o fato já ocorreu.
Na Itália até o ano de 2006, as negociações eram feitas individualmente por cada clube. Resultado: Milan, Juventus, Inter, Roma e Lazio ganhavam uma quantia consideravelmente maior que os times médios e pequenos. Porém em novembro de 2007 o governo interviu, e a partir de 2010 a negociação é coletiva com as emissoras interessadas. A distribuição é parecida com a liga inglesa.

Divisão na Inglaterra
As receitas domésticas são divididas:
50% divididas igualmente entre os integrantes da Premier League;
25% baseado na classificação do ano anterior;
25% baseado em quão frequente há transmissão de jogos do clube e aparições na TV.
O clube que recebeu mais, Manchester United com 51,1 MM de libras, recebeu 65% mais do que o clube que recebeu menos.
Em comparação com o campeonato espanhol que o Barcelona e Real Madrid chegam a ganhar 1200% mais do que os que menos ganham.
No velho continente, a história provou que negociações coletivas são forçadas, buscando uma certa competividade.
Em casos de negociações individuais, como na Espanha e Portugal e como era feita na Itália, os grandes clubes ficam com uma grande fatia do bolo, deixando pouco para os menores.
O dinheiro da TV é uma grande parte da receita da maioria dos clubes brasileiros. Corinthians e Flamengo estão buscando naturalmente se valorizar, e o caminho buscado e da individualização das negociações. Isto certamente acarretará em um aumento dos valores dados a estes clubes, porém o que será do restante? Certamente o dinheiro é finito e se haver aumento de ganhos para estes clubes, haverá redução para os outros.
Os grandes clubes do país tem a maior audiência, e com isso conseguem os maiores patrocínios, receitas de sócios, receitas de bilheteria e merchandising. Se houver uma disparidade muito grande também no dinheiro da televisão, a tendência que este abismo seja maior ainda, afetando a disputa do campeonato.
Há muitas críticas contra o sistema do campeonato de pontos corridos, pois afirmam que torna o campeonato "chato", porém o que tornará o campeonato pouco competitivo será uma grande diferença nas receitas dos clubes.
Para os clubes pequenos a negociação em bloco é o melhor caminho, pois se conseguirem pelo menos 12 equipes, ganham no poder de negociação. Para a estratégia corinthiana dar certo é mais do que necessário a divisão completa.
Em 2004 houve ameaças semelhantes que não foram concretizadas. Só resta esperar os próximos passos.

FAMILIA MURANI NO MARACANÃ!

FAMILIA MURANI NO MARACANÃ!

Imagem de vencedores!

Imagem de vencedores!
Eu, meu filho Renato e meu neto Cristiano Junior no Maraca!