"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa RUBRO-NEGRA será uma bastilha INEXPUGNÁVEL "

Nelson Rodrigues

Ao passar por aqui faça seu cadastro!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Vasco pode ser obrigado a fechar categorias de base por péssimas condições

Exclusivo: Reportagem revela péssimas condições dos alojamentos das categorias de base do Vasco
Condições insalubres e indignas, como se vivessem em abrigos de menores infratores. Foram as palavras usadas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro para qualificar as categorias de base do Vasco. Por decisão da Justiça, desde a última quinta-feira o alojamento que serve de moradia para cerca de 60 jovens atletas foi interditado.
Reprodução/Gabriela Moreira
Banheiro do alojamento do Vasco, em péssimas condições
Banheiro do alojamento do Vasco, em péssimas condições

A justiça fixou prazo de cinco dias para o clube melhorar os alojamentos. Se a decisão judicial for descumprida, as categorias de base do clube serão fechadas. 

"A situação desses meninos pode ser comparada àqueles que fazem trabalho infantil em minas de carvão", analisou uma das promotoras responsáveis pelo caso, Clisânger Ferreira Gonçalves.

Além disso, o Vasco pode ser obrigado a entregar os adolescentes aos seus pais, pagando os custos das viagens. Durante quase dois anos, promotores da Infância e Juventude visitaram as instalações em São Januário.

Este alojamento já é o segundo interditado no clube. O primeiro, ficava embaixo da arquibancada, em São Januário, onde as fotos nesta matéria foram tiradas, ao longo de 2011. 

Em fevereiro deste ano, o jovem Wendel Junio Venâncio da Silva, de 14 anos, morreu durante um teste com o time infantil do Vasco, em Itaguaí-RJ. Ele sofreu uma convulsão em campo e não recebeu a assistência médica necessária.

As instalações a que se refere a interdição atual, segundo decisão da juíza Katerine Jatahy Kitsos Nygaard, estão piores. Nos relatórios, exemplos da precariedade. Nos quartos, camas sem colchão, estruturas enferrujadas e falta de ventilação.

No único banheiro, apenas dois vasos, nenhum deles funcionando. De acordo com o relatório, por falta de chuveiro, os atletas tomavam banho usando garrafas de refrigerante. Na cozinha, a situação também era grave. Falta de higiene e poucos alimentos à disposição dos jovens, comida ao lado de latas de lixo e...Moscas.
Reprodução/Gabriela Moreira
Quarto de alojamento da base do Vasco
Quarto de alojamento da base do Vasco

Os promotores também inspecionaram os ônibus que serviam às categorias de base. Mais flagrantes de descaso. 

Após a ação judicial, o Vasco retirou os ônibus de circulação e transferiu os adolescentes para outro alojamento, também em São Januário. Mas a situação, segundo a Justiça, piorou. Os adolescentes continuam vivendo em situação degradante.


O Vasco foi procurado, mas não quis se manifestar. Alguns dos pontos apontados no relatório já foram sanados, como o fechamento da cozinha e a adequação dos ônibus. 

Confira alguns pontos do relatório: 

- Quartos: "os beliches apresentavam-se inadequados, muitos não dispunham de colchões, além de estarem enferrumados e com a sua estrutura comprometida, colocando em risco a saúde e a integridade física dos adolescentes", um jovem "aguardava há trinta dias o desligamento de um dos atletas para que sua cama fosse disponibilizada", "evidente disparidade das condições de conforto entre os quartos. Tal distinção (...) estva relacionada à vinculação ou não dos direitos federativos do jovem atleta a empresários de futebol ou empresa investidora"


- Banheiros: "alguns vasos sanitários encontravam-se interditados ou sem portas de isolamento, sendo certo que um dos banheiros não dispunha de chuveiros para o banho dos atletas, que faziam uso de garrafas de refrigerante de dois litros para se banharem"


- Cozinha: "alarmantes, sobretudo no tocante à higiene no preparo dos alimentos e à precariedade do espaço destinado às refeições dos adolescentes", "As frutas (bananas) e a salada estavam expostas às moscas, em uma mesa localizada ao lado do latão de lixo e a geladeira da cozinha estava bastante suja."

Veja análise de Lúcio de Castro no Bate-Bola 1ª edição desta quarta-feira sobre situação do Vasco!

Imagem de vencedores!

Imagem de vencedores!
Eu, meu filho Renato e meu neto Cristiano Junior no Maraca!